Olhares

11 dezembro 2007

Errar e aprender...



Errar é humano!
É uma máxima que uso com frequência, todavia detesto errar… oh incongruência!
Desde cedo percebi que os erros servem para aprender, aliás penso que toda a gente deverá ter percebido isso, porque, mesmo não o tendo percebido, é assim que é feita a aprendizagem… de tentativas e erros. Assim aprendemos a andar, a falar, a comer, a comportar-nos em sociedade, a viver na nossa civilização e no nosso meio ambiente.

Alturas há em que os erros se revestem de uma maior gravidade ou impacto, em nós e nos outros, e é nessas alturas que temos de ter a capacidade de aprender mais rápido e ter flexibilidade para corrigir os nossos comportamentos, posturas ou métodos.

Mas nem sempre aprendemos, ou apreendemos, tudo de imediato… reconhecemos o erro, até alteramos o nosso comportamento e vamos “esculpindo” a imagem que temos dos outros, e as atitudes que são ou não aceitáveis… mas sempre com base no nosso referencial e na nossa visão, o que muitas vezes é insuficiente e inadequado, porque está carregado de subjectividade.

Tal como as crianças na sua aprendizagem, vamos testando, muitas vezes inconscientemente, os limites e as zonas de conforto de quem nos é próximo, ou se aproxima de nós por algum motivo. Mas como crianças, vamos cometendo erros e continuando a recolher ensinamentos… alguns mais úteis, outros mais difíceis… mas aprendendo sempre.

Problemático, no meio disto tudo, é que enquanto crianças a punição ou o estímulo negativo são aceites de forma natural (ou às vezes nem tanto), mas quando já se tem idade para ser pai ou mãe, já não estamos preparados para eles. Por isso a nossa mente se enrola e se baralha toda…

Se calhar o ideal seria que cada um de nós viesse com um manual de instruções… tipo máquina de lavar… para que cada pessoa que se cruza connosco pudesse ficar logo com as regras de base todas… mas depois, se calhar, também era muito enfadonho… hihihi

Por tudo isto, vivemos no eterno círculo do errar e aprender com os nossos erros, “aprender até morrer” diz o povo e com razão… assim tenhamos nós coragem e força para continuar… aprendendo!
posted by Teardrops at 13:14

1 Comments:

ja que me vou hoje para a bela localidade de óbidos passar o ano novo, ficam aqui os meus votos sinceros de que este ano que se encaminha seja absolutamante fantástico :) e nao bebam muito ;)

29 dezembro, 2007  

Enviar um comentário

<< Home